Foto de um notebook em uma mesa, na frente de uma janela com uma floresta atrás.

5 Dicas para “pessoas de humanas” atuarem com tecnologia

Francisco Foz
5 min readSep 6, 2022

--

Se já passou pela sua cabeça atuar de alguma forma com tecnologia mas desistiu porque se considerava uma “pessoa de humanas” esse texto é para você.

Eu já pensei que programação seria algo apenas para gênios e que estudar mais a fundo tecnologia não seria para mim ou mesmo, que teria passado meu “tempo” ao ver tantas pessoas que começaram a programar enquanto ainda eram crianças.

Conversando com diversas colegas também senti o mesmo sentimento, principalmente porque também é comum ficarmos travado em algum problema e isso causa uma baita “bad”.

Com o passar do tempo, com os exemplos que vi, das experiências que tive e das tentativas que fiz, vi que esse pensamento era uma falácia.

A cada dia a tecnologia (no seu aspecto mais computacional e digital) tem se tornado mais inerente no nosso cotidiano, tanto pessoal quanto profissional. O mercado de trabalho só tem expandido devido a tanta necessidade e se torna uma grande oportunidade para quem quiser atuar.

Ter uma bagagem de “humanas”, pode te dar uma visão diferenciada e contribuir muito em diversas frentes.

O texto:

Trouxe bons pontos do por que pessoas de humanas podem contribuir dentro da tecnologia.

Recentemente eu tive a oportunidade de estar em um evento com diversas pessoas que hoje atuam com tecnologia e que tiveram diferentes pontos de partida em suas jornadas, mas que acreditam que todas as pessoas possam atuar com tecnologia.

Elas trouxeram suas próprias experiências e eu as reuni nesse texto, junto com minhas percepções para você que está lendo.

São dicas para quaisquer pessoas que estejam entrando no mundo da tecnologia.

Eu gostaria de ter lido essas dicas lá no meu começo.

Bora lá?!

Gif de um desenho de uma menina branca, de cabelos compridos e na cor castanha, de camiseta e bermuda na cor azul, sentada em uma mesa amarela, com um computador na cor preta, se movimentado para o lado e acenando com a mão.

Sumário

Experimente

Estude constantemente

Não se compare

Interaja com outras pessoas

Persista

Considerações finais

Experimente

Atuar com tecnologia não é só programação. Você pode atuar UI/UX design, SEO, QA, gestão de produtos digitais, …

Mas mesmo dentro da programação, existem diversas áreas como front, back-end dentro delas diversas linguagens para se atuar (Python, Java, C, C++, Java, Javascript, PHP, Kotlin, Rust, Elixir, Go…) além de ciência de dados que envolve programação estatística e a área de negócios.

Experimentar é uma excelente forma de se encontrar dentro da tecnologia.

As vezes você não gosta de criar o design de uma página ou programar ela (UX/design e front-end), mas gosta de programar as regras de negócio por detrás e de como o sistema funcionará (back-end). Ou você pode achar que gosta de ciência de dados, mas depois se encontrar no mundo do desenvolvimento mobile.

Principalmente no começo (ou se você começar a desanimar), experimente ao máximo o que você puder.

Dê uma chance para cada uma.

Estude constantemente

Conceitos teóricos e estruturais são mais fáceis de se relembrar, agora questões técnicas precisam de prática e uso constante.
Além de que a tecnologia está sempre em transformação e algo novo surge.

Na programação é necessário uma prática constante para que você não se esqueça e evolua sempre.

Estude e pratique constantemente (se possível diariamente, mesmo que só por 30 min) para que você mantenha a prática e evolução.

Não se compare

Nosso mundo ocidental tem uma visão muito competitiva e nem sempre é saudável.

Começar algo novo é difícil e você precisa encarar isso no seu tempo.

Cada pessoa tem uma trajetória, tem um perfil e só ela sabe o que enfrentou e enfrenta diariamente.

Tenha respeito por si mesmo e não se compare a outras pessoas.

“Comemore cada vitória e conquista realizada sua”.

Você encontrará pessoas incríveis que são melhores do que você em diversos outros aspectos.

Entenda como elas conseguiram chegar lá, o que elas fizeram e se fizer sentido, filtre para seu contexto e aplique para auxiliar a encontrar os seus objetivos.

Não para ser igual ela.

Interaja com outras pessoas

Você pode assistir aulas, fazer projetos e desafios sozinho, mas tenho certeza que você ficará travado em algum momento com um problema que mesmo pesquisando e lendo a respeito você não entenderá como resolver.

Por isso, você pode pedir ajudar a outras pessoas, seja no StackOverFlow, no Discord de alguma comunidade, com uma colega próxima…

E por outro lado você também poderá auxiliar as pessoas quando elas precisarem, o que te faz rever conceitos e reforçar o que você já aprendeu.

“Você sempre saberá mais do que algumas pessoas e menos do que outras”

É muito legal porque no mundo da tecnologia encontrei uma comunidade que sempre te acolhe quando você pede auxílio em algum desafio.

Persista

Desde que entrei no mundo da tecnologia eu já pensei em desistir mais do que uma vez, pensando que não era para mim por diversos motivos.

Aprendi a ser mais paciente, persistente e até mesmo ter uma afirmação pessoal do motivo pelo que estava trilhando esse caminho.

Isso me fortaleceu e me fez ter oportunidades e experiências que jamais teria se tivesse desistido. Além de ter conseguido superar minhas dificuldades passadas.

Então, não desista.

Considerações finais

O conhecimento não está dentro de caixinhas e acredito que todas as pessoas podem aprender o que quiserem, cada uma no seu tempo e de acordo com suas experiências pessoais.

Gostaria de agradecer a Alura por ter promovido o primeiro evento com a comunidade Alura, onde podemos encontrar pessoas de diversas regiões do país e compartilhar experiências incríveis de nossas trajetórias e aprendizados.

Compartilho aqui as redes dessas pessoas incríveis, no qual trouxeram muito do conteúdo que escrevi acima.

Nem todas fizeram uma transição de carreira de humanas, entretanto apoiam e querem cada vez mais pessoas dentro do mundo da tecnologia.

Agora me diga, você tem alguma dúvida ou anseio para atuar na área da tecnologia?

Ou se você já atua, o que você acrescentaria?

Compartilhe nos comentários.

Se você chegou até aqui e curtiu, dê palmas, compartilhe e se inscreva para me acompanhar.

Ainda há muito a se explorar.

--

--

Francisco Foz

Bibliotecário | Analista de dados | Disseminando informações para produzir conhecimento.