Foto de uma sacola ecológica pendurada, na cor verde clara, escrito LIBRARIAN, na frente de outra sacola na cor bege.
Foto de Angelina Yan no Unsplash.

5 Soft skills para pessoas bibliotecárias de dados

Francisco Foz
6 min readAug 24, 2022

--

Nem só de programação, estatística, ciclo de vida dos dados, metadados, políticas de gerenciamento e compartilhamento de dados… vive uma pessoa bibliotecária de dados.

Habilidades técnicas são muito importantes, mas não podemos menosprezar as habilidades não técnicas ou também chamadas “soft skills”.

Já ouvi pessoas falarem que o termo soft skill soa meio auto-ajuda e motivacional, mas não é bem isso. Essas habilidades são complexas e eu acredito que fogem da “técnica” porque não há uma “receita de bolo” a ser seguida, dependerá do contexto, da experiência e da inteligência emocional de cada pessoa.

O artigo:

Henderson M. Why You Need Soft and Non-Technical Skills for Successful Data Librarianship. Journal of eScience Librarianship 2020;9(1): e1183. https://doi.org/10.7191/jeslib.2020.1183

Aborda 5 soft skills para pessoas bibliotecárias de dados e no texto de hoje eu abordarei cada uma delas.

Bora lá?!

GIF de uma mulher, branca, de cabelos loiros e amarrados com um coque, de óculos e moletom na cor cinza, escrevendo em um caderno e estudando com um livro dentro de uma biblioteca, com um homem branco, de cabelos castanhos, de jaqueta marrom andando por detrás dela.

Sumário

Soft skills

Referência

Relacionamentos

Colaboração

Escuta ativa

Facilitação

Considerações finais

Soft skills

Quando surge uma nova profissão, corremos para ver quais são as habilidades técnicas necessárias em textos e descrições de vagas de emprego.

Assim como foi com a ciência de dados ou é com a biblioteconomia de dados.

Nem sempre nos atentamos a entender o que a vaga pede como soft skills (ou em muitas vezes, também não tem).

É engraçado, porque em minha experiência profissional (olhando para diversos outros empregos que já tive) nem todos os dias eu preciso utilizar todas as hard skills necessárias para as vagas, entretanto as soft skills utilizo.

O artigo citado como referência desse texto, fez o levantamento de algumas soft skills necessárias de acordo com vagas de empregos e de experiências profissionais de pessoas bibliotecária de dados.

“Se você quiser trabalhar com dados, precisará ser um administrador e um empreendedor, bem como um bibliotecário de referência e instrução, portanto, o conhecimento em ciência de dados é apenas uma parte do trabalho.” — Citação retirada do artigo.

Referência

Sim a autora colocou as habilidades de referência, como softs skills.

Não cabe aqui eu questionar se é ou não, mas entendo sua perspectiva e concordo em grande parte.

Saber auxiliar o usuários com as necessidades exatas do que ele precisa é um dos pontos fortes da biblioteconomia. Questionar e entender o contexto pode facilitar muito para saber qual será a melhor “referência”.

Até mesmo para cientistas dados, fazer as perguntas certas é uma das habilidades não técnicas necessárias.

“Seu primeiro passo é fazer a pergunta ou perguntas certas. Para ele, ser capaz de fazer a pergunta certa significa que ele procura os dados apropriados para um projeto, em vez de ficar sobrecarregado com uma massa de dados”. — Wiliam Koehrsen, 2018 (artigo citado pela autora).

Relacionamentos

Construir relacionamentos é uma soft skill complexa e que envolve uma série de outras, como por exemplo, comunicação.

Ter uma boa comunicação é fundamental para a maior parte das profissões. Engana-se quem acha que isso é um “dom” e que não pode ser aprendido.

Em minha experiência pessoal, eu vejo que para evoluir as soft skills é necessário bastante conhecimento pessoal. Sobre como você é hoje (não acredito que uma pessoa “é”, mas que ela “está”, pois estamos sempre em transformação).

Na minha infância fui uma criança tímida, na minha adolescência eu trabalhei como vendedor e precisei aprender a me comunicar melhor, com isso minhas percepções mudaram.

Meu perfil mudou ou eu aprendi uma técnica de comunicação?

Eu particularmente, gosto de testes de perfis e de assuntos relacionados a se conhecer melhor.

Tem um teste chamado MBTI — Tipologia de Myers-Briggs, eu fiz ele na minha adolescência e deu como ENFJ (o E é de extroversão, confere depois sobre as outras letras no link), há dois anos fiz de novo e se repetiu.

Fiz um teste parecido no meu trabalho anterior e apareceu com um perfil introvertido, fiz o MBTI semana passada e adivinha? INFJ.

O teste é falho? Eu sou extrovertido ou introvertido?

Ele não é falho, pois ele mesmo deixa claro que os perfis não são rígidos e eu venho percebendo que estou no meio termo entre os dois, mas particularmente tenho dificuldades em me comunicar se estou nervoso e gasto uma energia bem maior principalmente se não tenho uma linha lógica de uma reflexão que já fiz.

Soft skill é essa “técnica” da soma do contexto, inteligência emocional e até mesmo das experiências práticas nas diversas situações que a vida te dá.

Para se construir bons relacionamentos é necessário para que realize conexões entre diversos setores dentro de uma organização (universidade, empresa). A biblioteconomia é uma área naturalmente interdisciplinar e a biblioteconomia de dados é ainda mais forte nesse aspecto.

É necessário conectar, a reitoria, o departamento de TI, o laboratório de pesquisa, a biblioteca, a pessoa pesquisadora…

Criar conexões reais e práticas é fundamental para se gerar valor a partir de projetos implementados.

Colaboração

Colaboração é um tema habilidade que sempre escutei, em diversos contextos, ser valorizada.

As pessoas bibliotecárias de dados precisam colaborar com outras pessoas de dentro e de fora da biblioteca, precisam trabalhar em conjunto com programadores, pesquisadores, alunos, estatísticos…

Saber trabalhar em equipe é fundamental para essa profissional.

Escuta ativa

Uma habilidade fundamental e totalmente conectada com os relacionamentos e referência.

Se a pessoa bibliotecária de dados não souber escutar e entender de fato as necessidades do usuário, não conseguirá auxiliá-la.

Não é fácil ouvir.

Ouvir de verdade é ter empatia e sensibilidade para procurar entender as necessidades e oferecer uma solução ou resposta que possa ao menos setar as expectativas e esclarecer algumas dúvidas.

Facilitação

Desde a graduação comecei a enxergar a biblioteconomia como uma ponte.

Uma ponte entre pessoas e informações, gerando conhecimento.

Esse é um exemplo bem simples, mas que para mim ilustra bastante o papel da biblioteconomia.

Auxiliar usuários para encontrarem os melhores materiais e ferramentas, faz parte do dia-a-dia. Facilitar as relações e conexões entre áreas é fundamental para que possam gerar mais valor dentro da organização.

Por experiência profissional, vejo que a cada dia as organizações precisam mais de um profissional estratégico que tenha uma visão holística, de processos, usuários, técnicas, gestão… e que facilite a conexão desses pontos para gerar valor.

Bom… esse é o papel da pessoa bibliotecária.

Precisamos a cada dia desenvolver mais essa nossa habilidade.

Considerações finais

Desenvolver soft skills não são fáceis, tem estágios e leva tempo, assim como as “hard skills”.

Sinceramente, soft não é bem soft né? Mas enfim…

Como aprender?

Eu particularmente, gosto de consumir o máximo de materiais a respeito:

  • Livros;
  • Textos em blogs;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Cursos…

Refletir sobre as informações, prestar atenção nos detalhes do dia-a-dia e tentar praticar.

Se com as hard skills eu preciso praticar para aprender, com as soft que dependerá muito do contexto, mais ainda.

Se quiser ouvir mais sobre esse tema, segue a indicação desse episódio do Hipsters que fala sobre soft skills no mundo da tecnologia:

Imagem do banner do podcast Hipsters.tech, nas cores cinza, roxa, verde e preta.
Link para o podcast.

Para cursos, indico a Alura.

Um dos motivos que fez eu gostar e indicar a Alura é devido a ampla quantidade de cursos que ela oferece dentro da mesma matrícula.

Na plataforma, você também encontra cursos e formações com as “soft skills”, como essas formações:

Imagem do banner da formação em Comunicação da Alura.
Link para a formação.
Imagem do banner da formação em Aprendizagem da Alura.
Link para a formação.
Imagem do banner da formação em Negociação da Alura.
Link para a formação.
Imagem do banner da formação em Criatividade da Alura.
Link para a formação.
Imagem do banner da formação em Produtividade da Alura.
Link para a formação.

Caso você não seja aluna(o) ainda, confira meu cupom de desconto especial aqui.

Agora me diga quais são as soft skills que você deseja melhorar?

Compartilhe nos comentários.

Se você chegou até aqui e curtiu, dê palmas, compartilhe e se inscreva para me acompanhar.

Ainda há muito a se explorar…

--

--

Francisco Foz

Bibliotecário | Analista de dados | Disseminando informações para produzir conhecimento.