Qual a relação entre Ciência de Dados e Biblioteconomia?

Francisco Foz
4 min readJul 13, 2021

O desenvolvimento da tecnologia das últimas décadas permitiu que um volume enorme de dados fosse gerado e consequentemente surgiu a necessidade de dar sentido a eles, transformando-os em informações úteis.

Existe uma área totalmente voltada para este processo, que é a Ciência de Dados.

No qual seu uso é principalmente estratégico, indo além da parte técnica. Caso queira saber mais sobre como é a atuação, confira este artigo.

Informação é o objeto de trabalho da Biblioteconomia, no qual surgiu, como prática, na antiguidade com as primeira bibliotecas de placas de argilas, papiros e pergaminhos, mas foi fundamentada no final do século XIX com a criação dos primeiros cursos universitários na França e EUA.

O objetivo da Biblioteconomia é gerenciar a informação, em diversificadas unidades de informação (bibliotecas, centros de documentação, centros de pesquisa), através da aplicação de cada etapa do ciclo social informacional:

Adaptado de: LE COADIC, Y-F. A ciência da informação. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

O que faz um Bibliotecário?

Não! Não somos guardadores de livros que pedem silêncio nas bibliotecas.

O profissional coleta, descreve, organiza, disponibiliza, dissemina e ensina a utilizar a informação (seja ela física ou digital), para o usuário da Unidade de Informação que ele atua. Usuário este que é estudado para que se gere conhecimento das suas necessidades reais e potenciais, desenvolvendo um plano de marketing informacional, um desenvolvimento de acervo, serviços personalizados e letramento informacional adequado.

As atividades de atuação do bibliotecário demandam e geram dados que em algum momento se transformarão em informações úteis para a tomada de decisão.

A Ciência de Dados pode contribuir para a área da Biblioteconomia?

A Ciência de Dados pode auxiliar a Biblioteconomia, de diversificadas formas, como desenvolver análises mais profundas e automatizadas de seus processos.

Existe uma vertente de especialização que é a “Biblioteconomia de Dados”, uma área no qual o profissional atuará diretamente na Gestão de Dados, em conjunto com outros profissionais, tendo como foco de objeto informacional os datasets. Suas práticas de catalogação, indexação, curadoria e até mesmo o letramento se tornam em volta dos metadados e dados. A título de curiosidade, eu já apresentei infográficos a respeito de suas habilidades e competências e do seu papel no ciclo de vida dos dados.

Ainda hoje, quando se fala de bibliotecários de dados, o assunto é vinculado a e-Science, ou seja, um profissional que está voltado apenas à curadoria de dados científicos. Entretanto, a necessidade de gestão de dados se faz essencial em todos os âmbitos (industrial, comercial, jurídico, agrícola, educacional etc).

Os conhecimentos e habilidades do bibliotecário de dados se cruzam com a do cientista de dados, principalmente em relação a conhecimentos tecnológicos e estatísticos, embora ainda de forma mais rasa do que de um cientista de dados.

Acredito que aprofundar-se nos conhecimentos de ciência de dados e aplicar na biblioteconomia é uma das grandes inovações para o desenvolvimento da área.

Como forma de ilustrar que as duas áreas podem se conversar, faço alusão às 5 leis de Ranganathan (considerado o Pai da Biblioteconomia) com as oportunidades de aprofundar em ciência de dados, para seguir neste caminho de “Data Library Science”.

Fonte: Elaborado pelo autor

Por onde começar estudando ciência de dados?

Eu venho estudando através da plataforma da Alura, mas estou começando com python, então como um bom bibliotecário, vou indicar um material para quem quiser iniciar em Data Science :D

Data science do zero: primeiras regras com o Python

de Joel Grus

Nas próximas semanas continuarei divulgando essa minha jornada do “Bibliotecário se aventurando em Ciência de Dados”.

Se você gostou, se inscreva para receber a notificação de novas publicações.

Obrigado pela leitura!

--

--

Francisco Foz
Francisco Foz

Written by Francisco Foz

Bibliotecário | Analista de dados | Disseminando informações para produzir conhecimento.